Um dos pontos que faz parte das rotinas dos profissionais veterinários e que é fundamental para proporcionar maior rentabilidade e, ao mesmo tempo, uma boa experiência para seus clientes. E quando falamos da área veterinária, isso é ainda mais importante.
Quer ver um exemplo? Se você tem uma agenda apertada e começa a atrasar os atendimentos, podem juntar animais na sala de espera e provocar um estresse maior. Isso pode afetar, até mesmo, a saúde e os exames de sangue que serão realizados – algo muito comum em felinos, por exemplo.
Mas afinal, por que é importante contar com uma melhor organização do agendamento de consulta para auxiliar nas rotinas da sua Clínica Veterinária? Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas.
Permite autoagendamento por parte do tutor
Um primeiro ponto é que, por meio de sistemas de agendamento de consulta online, o tutor pode já fazer o autoagendamento em um site da sua Clínica Veterinária, por exemplo. Com isso, ele consegue analisar, em sua agenda, qual é o dia e horário mais confortável disponíveis.
Isso evita dois problemas muito comuns nessa área: o no show, no qual o cliente não comparece no horário agendado devido a algum problema, bem como também minimiza a demora no atendimento ao cliente. Para quem cuida da sua clínica sozinho, sem ter alguém disponível para atendimento, isso pode ser muito importante.
Proporciona agilidade para as rotinas da Clínica Veterinária
A partir do momento em que você consegue proporcionar o autoatendimento para o cliente, ou ter um funcionário destinado para essa função, é possível garantir maior agilidade para a rotina da Clínica Veterinária.
Por exemplo, o tempo gasto para gerenciar o agendamento de consultas poderia ser utilizado, por exemplo, para recepção de promotores de marcas, reposição de itens importantes, dedicar-se mais tempo para promover uma melhor experiência para o cliente e para o pet, entre outros.
Ajuda a identificar os materiais para as consultas
Outro ponto também é ter mais dados sobre o motivo de agendamento da consulta. Isso ajudará o profissional a se organizar para cada uma antes do atendimento. Quer ver um exemplo?
Se um cliente entrar em contato para fazer o agendamento de exames de rotina e vacinação para o cachorro, você já pode conferir se tem o imunizante disponível, bem como também já deixar todos os insumos separados para a coleta do sangue do animal.
Com isso, você não precisará se movimentar para pegá-las e, é possível deixar o animal mais calmo, sem ficar estressado com a agitação do profissional no consultório. E, também, agiliza o tempo da consulta. Ao final do dia, isso fará muita diferença.
Evita desperdícios de materiais e tempo
Outro ponto é sempre ter um bom planejamento sobre materiais e tempo. Por exemplo, se há um grupo de vacinas que estejam relativamente perto do tempo de vencimento (por exemplo, para os próximos 4 meses), você pode reservar um mês especial para atualização vacinal, com condições especiais de pagamento.
Com isso, você consegue aumentar a aplicação dos imunizantes e evita desperdícios e perdas de insumos por passarem da validade. Mas, é importante que você tenha uma boa gestão de agendamentos, para facilitar o agendamento o quanto antes e priorizá-los.
O agendamento de consultas consegue auxiliar no dia a dia da Clínica Veterinária e proporcionar maiores cuidados com os seus pacientes, deixando os pets tranquilos, facilitando a rotina do tutor, entre outros pontos. Para acompanhar mais dicas para sua clínica, siga nosso perfil no Facebook e no Instagram e acompanhe todos os nossos conteúdos em suas redes sociais.