A gestão de uma Pet Shop passa por muitas questões que são verdadeiros desafios e que podem afetar diretamente os resultados do seu negócio. E um dos pontos que costuma trazer problemas financeiros para o local é uma precificação feita de forma errada.
Por isso, se você tem dúvidas sobre como fazer uma precificação adequada e não quer perder a sua margem de lucro, continue lendo, pois vamos trazer as principais estratégias para definir o valor adequado para os produtos vendidos em seu negócio. Saiba mais a seguir.
- Considere custos fixos e variáveis
Uma primeira etapa para fazer a precificação de produtos em seu Pet Shop é levantar todas as informações de questões que influenciam nos custos do dia a dia. E para isso, você deve colocar na ponta do lápis todos os custos fixos e variáveis.
Logo, custos como folha de pagamento, custos com água, luz, internet, manutenção de sistemas, entre outros, precisam estar cobertos, também, pela venda dos produtos no local. Liste os valores aproximados e sinalize se são valores fixos ou variáveis. Isso também será importante no final do cálculo, como você verá mais à frente.
- Considere os custos diretos e indiretos
Quais são os custos que você tem com a venda de determinado produto? De que forma eles atuam diretamente no preço? E os custos indiretos? É importante que as vendas em seu negócio gerem valor para arcar com todas elas.
Aluguel da loja, pagamento de funcionários, valores para cobrir o capital de giro, alíquota de faturamento, pagamento do frete do fornecedor para sua distribuidora e custos de divulgação são questões que também impactam de alguma forma na precificação.
- Determine a margem de lucro mínima
Todo produto precisa gerar, pelo menos, uma margem de lucro mínima para seu Pet Shop. Ter essa noção permite identificar, por exemplo, qual o valor mínimo que um produto pode alcançar sem que você comece a ter prejuízos na venda (no caso de descontos, saldões, entre outras possibilidades).
Estima-se hoje que uma margem de lucro ideal (ou seja, nem muito alta, nem mínima) seja entre 15% a 20% para o comércio. Faça seus cálculos a partir dessa diretriz.
- Faça o cálculo do Markup
O Markup é uma das principais formas hoje para fazer cálculos de precificação. Ele é feito por uma fórmula simples e que considera as principais métricas que influenciam nos custos do seu negócio.
Sua fórmula é:
100/ [100-(% Custo Fixo + % Custo Variável + % Lucro)]
A partir dessa fórmula, você consegue ter em mãos um indicador importante para poder definir o preço dos produtos, além de cobrir todos os custos fixos e variáveis e ter a margem de lucro estimada para que sua Pet Shop continue mantendo um bom faturamento. Além disso, você sempre pode voltar para a fórmula caso vá fazer algum desconto, para definir o valor mínimo que ele deve ter para não perder lucratividade.
A precificação de produtos é um ponto delicado e que deixa muitos gestores realmente com dúvidas. Mas com as dicas certas, você consegue minimizar problemas e manter a saúde financeira do seu negócio.
Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outros colegas que tenham dúvidas sobre esse assunto!