Está pensando em adotar um animalzinho, mas sofre com alergia a gato? Adotou um bichano recentemente e descobriu que é alérgico(a)? Calma, calma! A gente sabe que essa situação é desesperadora. Mas estamos aqui para ajudar!
Em primeiro lugar, saiba que você não está sozinho(a). Esse é um problema relativamente comum. E, em segundo lugar, tenha em mente que você não precisará doar o seu gatinho.
Continue a leitura e saiba o que fazer em casos de alergia a gato! Traremos algumas dicas que podem fazer toda a diferença e você poderá se manter saudável e próximo(a) ao seu gatinho de estimação.
O que é a alergia a gato?
A alergia é caracterizada pela sensibilização do organismo humano a uma proteína produzida pelos felinos, presente na saliva.
Quando essa substância entra em nosso corpo, o sistema imunológico responde de forma exagerada, pensando que é um ataque de algum agente causador de doenças, por exemplo. Assim, surgem os sintomas da alergia a gato.
Quais são os seus sintomas?
Os sintomas mais frequentes da alergia a gatos são:
- Espirros;
- Coceira no nariz;
- Coceira nos olhos;
- Olhos lacrimejando e/ou vermelhos;
- Garganta seca;
- Pigarro;
- Respiração difícil ou ruidosa (com barulho).
A alergia a gato passa com o tempo?
Descobri que tenho alergia a gato! O que fazer? Nesse cenário, temos uma boa notícia: é possível que, com o tempo, você tenha uma melhora no quadro. Muitas vezes, as pessoas “deixam” de ter alergia pois o corpo se acostuma e se torna menos sensível ao agente causador da alergia.
No entanto, nem sempre isso acontece. E é claro que você não vai ficar lidando com esses sintomas chatos enquanto espera o seu organismo se habituar, não é mesmo? Então continue a leitura e saiba o que fazer nesses casos!
O que fazer caso eu tenha alergia a gato?
Confira, agora, algumas dicas para amenizar os sintomas de alergia a gato:
- Tenha um purificador de ar, que ajudará na redução do desconforto;
- Passe aspirador de pó com frequência, de preferência todos os dias;
- Escove o bichano todos os dias ou, se possível, peça que alguém faça isso por você.
Além disso, é fundamental buscar a opinião de um médico. Ele poderá indicar o uso de algumas medicações para aliviar os seus sintomas e ainda orientá-lo(a) sobre vacinas, que podem ajudar na dessensibilização do organismo e fazer com que você conviva tranquilamente com o seu gatinho.
Gostou de saber como lidar com a alergia a gato? Esperamos que sim! Agora, não deixe de buscar orientação profissional para que os seus sintomas sejam controlados.
Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais! Às vezes um dos seus amigos está passando pela mesma situação e você nem sabe! Assim, mais uma amizade entre humano e gatinho será preservada!