Quem tem animais de estimação em casa sabe qual a importância de se atentar aos sinais de que algo não está correto. Por isso, é importante observar os casos de cachorro lambendo as patas para identificar quais são as causas desse comportamento. Além de evitar problemas mais sérios no futuro, esse tipo de cuidado aumenta a qualidade de vida e o bem-estar de seus pets.
Ao adotar um olhar mais atento, você consegue perceber quais são as possíveis causas de algum desconforto em seu cachorro e pode contribuir para eliminar tais problemas. Para saber quais fatores podem fazer com que seu pet fique lambendo as patas, continue a leitura e confira nosso post!
O que o hábito de ficar lambendo as patas pode indicar?
O hábito de lamber as patas constantemente não é comum para os cachorros. Por isso, esse deve ser considerado um sinal de alerta de que algo não está funcionando bem para o seu pet.
Geralmente, esse problema está ligado a algo incomodando nas patas, tal como uma alergia, ferida, algum item preso ou outro problema que está causando irritação ao animal. Outro fator comum indica que o cachorro está estressado ou ansioso — seja por ficar muito tempo em um espaço pequeno, pelo excesso de barulho ou algum outro desconforto.
Quando a lambedura das patas pode acontecer?
A lambedura constante está ligada a várias possibilidades que levam ao desconforto animal. Além dos casos mais comuns, também há outros problemas ligados a alergia à picada de pulgas (DAPP), alergia a algum tipo de alimento ou uma dermatite atópica.
Com menos frequência, também há casos que ligam o ato de lamber as patas com psiquismo e neoplasias. Veja, a seguir, como identificar os problemas mais frequentes que estão relacionados a esse comportamento.
Machucados no local
Quando seu pet acaba se machucando — seja em um passeio no parque ou durante as brincadeiras em casa, por exemplo— é possível que ele comece a lamber o local para aliviar a dor e a coceira.
Entretanto, esse tipo de situação deve ser acompanhada de perto, pois essa ação pode piorar o machucado e aumentar os riscos de infecção no local. Por isso, caso identifique sinais de ferimentos acompanhados de lambedura, vale a pena buscar ajuda veterinária para entender como proceder.
Estresse e ansiedade
Quando não é possível identificar nenhum sinal físico que possa estar ligado ao desconforto do cachorro, uma hipótese válida envolve os níveis de estresse e ansiedade. Nesses casos, vale a pena considerar outros fatores externos como ruídos estridentes, a chegada de um novo membro à família, falta de passeios e outros motivos que possam prejudicar a qualidade de vida do seu cachorro.
Como tratar ambos os casos?
Para ambos os casos é importante manter o alerta quanto ao comportamento do seu pet e avaliar cada possibilidade das que foram apresentadas anteriormente. Já para os casos em que esse comportamento é frequente ou persistente, vale a pena conversar com um profissional qualificado para realizar uma avaliação veterinária mais precisa.
Entendeu como é importante ficar de olho aos sinais como o cachorro lambendo as patas, por exemplo? Esse tipo de atenção é fundamental para que seu pet se mantenha saudável, feliz e mais tranquilo no dia a dia.
Portanto, acompanhe de perto qualquer comportamento suspeito e conte com a ajuda de especialistas para manter a saúde do seu cachorro. Curtiu nosso post? Então siga nossa página nas redes sociais e confira dicas incríveis para cuidar dos seus pets. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!