Gerir um negócio é um grande desafio. Afinal, é necessário que o responsável esteja atento a muitos fatores, incluindo o desenvolvimento de uma boa estratégia de distribuição de produtos.
Esse tipo de cuidado faz toda a diferença quando o assunto é um negócio bem sucedido, otimizando os resultados internos, aumentando a satisfação da clientela e permitindo que a sua marca alcance melhores posições no mercado.
Não sabe como desenvolver uma estratégia de distribuição? Então, você veio ao lugar certo! Ao longo dos próximos minutos, vamos trabalhar algumas dicas bem úteis para que você possa dar o pontapé inicial em todo esse processo. Vamos lá e boa leitura!
O que são as estratégias de distribuição?
Estratégias de distribuição são o conjunto de atitudes e ações que favorecem o acesso do cliente aos produtos e serviços de um determinado negócio.
No caso dos pet shops, elas dizem respeito ao abastecimento dos produtos nas gôndolas. Uma boa estratégia de distribuição é aquela que permite que o cliente, ao chegar em sua loja, encontre exatamente aquilo que ele precisa.
Qual é a sua importância?
As estratégias de distribuição são fundamentais para fornecedores e varejistas. Com o diálogo adequado entre as partes, é possível garantir que o fluxo seja adequado, evitando a falta de produtos importantes e garantindo a sua reposição.
No que diz respeito aos fornecedores, é essencial que o estoque esteja sempre em sinergia com os pedidos, que devem ser feitos e protocolados com antecedência para evitar problemas.
Os varejistas, por sua vez, devem se preocupar com a disposição de estoque para o consumidor final, ou seja, o seu cliente. Nesse caso, a distribuição é ainda menos “organizada”, exigindo um bom controle de estoque e vasto conhecimento das preferências da clientela.
Os benefícios dessa prática são traduzidos em sucesso para o negócio. Clientes satisfeitos são, também, clientes que sempre voltam e, ainda, indicam os seus serviços para outras pessoas. Assim, sua marca se torna uma referência e seu estabelecimento, um porto seguro para os tutores de pets.
Como implementar uma boa estratégia?
As dicas para a implementação de uma boa estratégia de distribuição são:
- conheça bem os seus produtos para que a sua venda e alocação sejam mais eficientes;
- tenha uma boa noção do comportamento do seu cliente;
- conheça o público-alvo;
- siga as tendências e traga produtos que possam ser interessantes para a clientela;
- tenha um bom diálogo com fornecedores;
- elabore um planejamento de compras;
- faça um bom controle de estoque;
- treine a sua equipe, para que todos trabalhem em total alinhamento;
- monitore os índices de desempenho para conhecer mais o seu próprio negócio.
Assim, você poderá garantir que o seu pet shop funcione a todo vapor e que os seus clientes estejam sempre satisfeitos com os produtos e serviços oferecidos por ali!
Como podemos ver, a definição de uma boa estratégia de distribuição não é algo tão complexo. No entanto, você precisa prestar atenção aos detalhes para garantir uma definição bem sucedida!Aproveite para conhecer, também, algumas dicas para desenvolver um bom calendário de eventos em seu pet shop e fazer com que as vendas sazonais ajudem o negócio a decolar. Você também pode definir algumas ações de marketing, o que pode ajudar a otimizar os lucros do seu pet shop.