Se você tem um estabelecimento comercial, é possível que se pergunte quais são as atitudes que mais transmitem segurança para o cliente. Há muitas respostas possíveis, mas a organização do negócio é uma das mais importantes para a captação e a fidelização de clientes em qualquer tipo de empresa.
Sendo assim, é crucial que você saiba como organizar uma loja de rações para que o seu estabelecimento do segmento pet — um dos que mais cresce e apresenta estabilidade no país, com projeções de crescimento de 14% para 2022 — se mostre como um verdadeiro sucesso em sua região.
Então, vamos saber quais são os pontos cruciais para que você possa iniciar o processo de organização da sua loja de rações e, com isso, ter uma melhora nos processos internos e na experiência do cliente no local. Boa leitura!
Como organizar uma loja de rações?
Confira, a seguir, algumas dicas para deixar a sua loja um brinco!
Salão
O salão de uma loja de rações deve ser amplo e bem aproveitado. Uma dica interessante é dispor os produtos em prateleiras e trazer uma sinalização do que será encontrado por ali. Exemplos: brinquedos, alimentos para cães, alimentos para gatos, etc.
Além disso, é importante que a organização dos produtos nas prateleiras seja feita de modo inteligente. Uma dica é colocar os produtos que têm mais saída, as novidades ou aqueles que você mais quer vender na altura dos olhos dos clientes.
Balcão
O balcão é outro lugar muito estratégico para a sua loja de rações. Nele, a organização deve ser prioridade para que você possa conquistar algumas últimas vendas antes do cliente sair do seu estabelecimento.
Aqui é um bom lugar, por exemplo, para vender produtos como brinquedinhos chamativos, coleiras e outros. Você pode também usar o espaço para anunciar as suas promoções e até mesmo comercializar outros tipos de itens, como balas e chocolates.
Sanitário
Contar com um sanitário para os clientes é um grande diferencial para a sua loja de rações. Ele deve estar sempre limpo, organizado e pode ser um bom canal para se comunicar com a clientela.
Colocar avisos no banheiro é uma boa pedida. Você pode fazer uma decoração temática e colocar algumas promoções à vista por ali, que tal? Lembrando que os avisos também podem (e devem) estar dispostos na parede atrás do balcão de pagamento.
Copa
A copa não é um espaço obrigatório para a sua loja, mas tê-la pode ser um bom diferencial. Este é um espaço para que os funcionários façam as suas refeições e, também, pode ser um local para agradar os clientes.
Por exemplo: ter um bolinho ou alguns pães para degustação da clientela pode ser uma ótima pedida, além de biscoitinhos que podem ser oferecidos aos pets e, depois, convertidos em vendas. Caso você possa investir nisso, é uma boa ideia a se pensar!
E os produtos? Têm participação nisso?
É claro que sim! É impossível mensurar a escolha de bons produtos e de um fornecedor qualificado para o seu pet shop ou loja de alimentos para cães e gatos. Por sinal, este termo valoriza muito mais as comidas dadas para os pets, demonstrando a qualidade dos produtos comercializados. É importante que você também o use com os seus clientes.
Além disso, estudar sobre o comportamento do shopper também é imprescindível nesse contexto. Isso pode ser feito a partir da análise de preferências da clientela e de dados da sua própria loja, como a saída de produtos e a localização de cada um deles nas prateleiras. Tenha um olhar atento e descubra como cativar a clientela da melhor forma possível!
Mas agora, voltando. A escolha de um bom fornecedor, que trabalhe com produtos de primeira linha, fará não só com que os seus clientes confiem mais em sua loja, mas também com que eles recomendem os seus serviços para todos os que conhecem.
E ainda, poder contar com um bom fornecedor faz com que você também se sinta mais seguro e possa se dedicar com tranquilidade a outros aspectos do negócio, como a organização e a gestão interna.
Gostou de saber como organizar uma loja de rações? Esperamos que sim! Agora é hora de colocar as dicas passadas em prática e, depois, observar os ganhos em seu estabelecimento!
Para fechar, temos outra leitura enriquecedora para você, que atua como gestor de uma loja do segmento pet. Confira as nossas dicas para aumentar as vendas e veja o seu negócio decolar!