Se você está por aqui, é bem provável que conviva com um ou mais pets ou, pelo menos, adore esses seres tão incríveis. E se você já passou mais do que uma horinha com um cão ou gato, é certo que já percebeu o quanto eles são inteligentes.
Ambos são capazes de aprender truques, entendem super bem a rotina da casa e têm sua própria personalidade. Mas, afinal, quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro?
Nos próximos minutos, você não só vai conferir a resposta para essa pergunta, como também vai aprender sobre as razões que levaram os cientistas a chegar nessa conclusão. Vamos lá?
Como é a inteligência de um cão?
Os cães têm uma inteligência bastante acentuada, sendo capazes de compreender mais de 200 palavras, aprender truques complexos e muito mais. Para muitos pesquisadores, eles podem ser comparados a uma criança de 2 anos. Ou seja: eles são verdadeiramente os nossos bebês!
Como é a inteligência de um gato?
Assim como os cães, os gatos também são altamente inteligentes. Sabem muitas palavras, têm uma noção incrível de espaço e uma memória bastante considerável, além de uma ótima percepção de tempo. Outra característica incrível dos gatos é a sua comunicação, com tons de miados que representam diferentes sentimentos e desejos.
Quem é mais inteligente: gato ou cachorro?
Muitas pesquisas já foram conduzidas com o propósito de responder essa pergunta. Uma delas analisou o cérebro de cães e gatos que faleceram, observando a sua estrutura em um microscópio e fazendo a contagem dos neurônios presentes em cada espécie.
Os cães saíram vitoriosos nessa, mostrando que têm o dobro ou o triplo de células em relação ao número apresentado pelos felinos. Sendo assim, por enquanto, a resposta é: os cães são mais inteligentes. Mas sabemos que ainda há muito para ser descoberto pela ciência, não é mesmo?
O que isso quer dizer?
Na prática? Nada! Essas pesquisas são conduzidas pela ciência com o objetivo de entender melhor sobre o funcionamento cerebral dos nossos grandes amigos. Elas não têm qualquer interesse em gerar competições entre os cães e os gatos ou exaltar e diminuir uma ou outra espécie.
Por isso, não se preocupe. A conclusão dos cientistas não quer dizer que os gatos não sejam inteligentes. Muito pelo contrário! Quem convive com os bichanos sabe quão incríveis eles são. E, além disso, há muitos tipos de inteligência (assim como acontece com os seres humanos). E os felinos certamente se destacam em muitas áreas!
Como estimular a inteligência do meu pet?
E você sabia que é possível fazer com que o seu amigão fique ainda mais esperto? Para isso, é necessário que os tutores se empenhem em estimular essa característica em seus pets.
Isso pode ser feito por meio de:
- brincadeiras;
- desafios;
- passeios, entre outros.
Lembrando que é sempre interessante respeitar as características de cada espécie na hora de brincar e, claro, investir em um bom enriquecimento ambiental (brinquedos, arranhadores, prateleiras para os gatos, toquinhas, ossos para os cães, entre outros).
Gostou de saber quem é mais inteligente, o gato ou o cachorro? Essa é uma curiosidade bem interessante, mas que não muda em nada o amor que sentimos pelos nossos grandes amigos de quatro patas. Agora, não deixe de participar do dia a dia do seu pet para estimulá-lo a se tornar cada vez mais inteligente de forma natural e saudável!
Aproveite e confira mais uma curiosidade publicada pelo blog da Matsuda Pet e descubra de onde vieram os cachorros. Esperamos que goste!