Quer melhorar a sua distribuidora, diminuir as perdas e aumentar os lucros? Então comece a organizar o estoque! O armazenamento incorreto acaba levando a perdas de produtos, embalagens danificadas e até a necessidade de descarte por ter ultrapassado o prazo de validade.
Além disso, quando a empresa não se preocupa em organizar o estoque, aumenta o risco de ela esquecer de fazer o pedido de determinado item e até prometer que vai entregar uma marca de ração ou medicamento para o pet shop e depois notar que não os tem em seu estoque. Com isso, você pode notar que um armazenamento malfeito pode levar tanto a prejuízos financeiros, quanto prejudicar a sua relação com os clientes.
O que acha de impedir que isso aconteça em sua distribuidora? Confira dicas para organizar o estoque e evitar problemas!
1. Quer organizar o estoque? Comece fazendo uma vistoria
Se você não tem nada anotado, a primeira coisa que precisa fazer é vistoriar todo o estoque e anotar:
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Tipo de produto;
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Quantidade;
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Marca;
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Data de chegada;
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Data de validade;
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Cor, quando for o caso;
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Tamanho, entre outros.
Aproveite a vistoria para avaliar como tudo está organizado. Observe também se há algum produto, que esteja parado, ou seja, que você comprou a bastante tempo e ele não tem procura. Caso exista, coloque esse item na promoção para escoá-lo o quanto antes. Evite perder dinheiro!
2. Corrija os erros de armazenamento
Há ração colocada em pilhas muito altas ou fora do estrado? Isso não pode acontecer. O alimento não deve ficar diretamente no chão, nem perto de parede, pois pode absorver umidade.
Se você encontrou esse erro ou outro problema no local no qual os produtos estocados são colocados, comece fazendo a correção.
Separe os itens por marca e tipo e os posicione de forma correta, de modo que a embalagem nem os produtos sejam danificados.
3. Saiba o que entra e o que sai
Depois de saber o que você tem e ter a certeza de que tudo está no local certo, é preciso começar a ter os dados do que é vendido, da mercadoria que chega, entre outros.
Isso o ajudará a fazer uma previsão de demanda, evitando que faltem produtos em sua distribuidora ou que algo que vende pouco, acabe sendo adquirido em grande quantidade e não seja escoado.
Para organizar o estoque e saber o fluxo de entrada e saída de todos os itens, você pode fazer planilhas em Excel ou, ainda melhor, adquirir um software de gestão do estoque. Com ele, você terá acesso, praticamente em tempo real, do que está acontecendo em sua distribuidora.
Isso ajudará a saber o que está com estoque baixo, para que um novo pedido possa ser feito.
4. Chegou produto? Coloque no final da fila
Um erro frequente e que resulta em grande prejuízo, é colocar os produtos que acabaram de chegar como primeiro da fila. Quando isso é feito, os itens adquiridos anteriormente, que estão com prazo de validade menor por terem sido fabricados antes, acabam sempre ficando no final da fila.
Se a prática de colocar sempre o que chega de novo em primeiro persistir, a sua empresa só entregará nos pet shops os produtos recentes e os que estão estocados há mais tempo ficarão parados. Com isso, eles acabam vencendo e sendo descartados.
O descarte de produtos estocados gera um grande prejuízo para a distribuidora e precisa ser evitado. Fazer isso é muito simples. Basta colocar o que chega de novo, sempre por último ou no final da pilha. Assim, os produtos com prazo de vencimento menor serão distribuídos antes, evitando perdas.
5 Treine a sua equipe
Os colaboradores irão organizar o estoque e mantê-lo assim. Para que saibam o que precisa ser feito, é necessário treiná-los. É preciso explicar como cada produto deve ser armazenado, a importância de colocar o mais antigo primeiro e até como usar as planilhas ou o software. Mostre para a equipe como ela deve organizar o estoque.
Gostou das dicas? Com elas, você diminui perdas e aumenta os lucros! Agora que está tudo arrumado, confira formas de divulgar a sua distribuidora.