Os felinos são criaturas adoráveis e completamente únicas. Por isso, têm hábitos que são praticamente exclusivos desse grupo, algo que não é diferente quando o assunto envolve os gatos domésticos.
É impossível pensar em uma caixa de areia, no amassar pãozinho, no ronronar ou no ato de arranhar sem associá-los imediatamente aos bichanos. Por isso, um gato arranhando sofá é algo relativamente comum e que pode incomodar bastante.
Como lidar com esse problema? Confira, a seguir, algumas dicas para evitar essa atitude e saiba também os motivos pelos quais os gatos fazem isso em seu dia a dia!
Por que os gatos arranham móveis?
Os gatos arranham os objetos por dois motivos, ambos completamente instintivos e que fazem parte da sua natureza e personalidade. O primeiro está relacionado ao ato de afiar e se livrar das camadas mortas das unhas, em um processo de renovação.
O outro, ainda mais importante, tem relação com a marcação de território. Os gatinhos têm glândulas especiais nas almofadinhas (chamadas de coxins) das suas patas e, assim, deixam o seu cheiro nos objetos que arranham.
Por que o lugar preferido para arranhar é sofá (ou cama)?
Porque eles gostam desses lugares. Os gatos arranham aquilo que querem tomar como “seu”.
Provavelmente, o seu sofá ou a sua cama são os lugares preferidos do seu bichano, seja porque são confortáveis ou porque os humanos que eles mais amam estão sempre por ali. É uma espécie de demonstração de amor!
Como fazer os gatos pararem de arranhar os móveis?
Gatos precisam arranhar, assim como precisam pular, comer, brincar… esse é um comportamento natural e que não deve ser repreendido, mas sim estimulado pelos tutores. Assim, os bichanos não ficam estressados e se mantêm saudáveis, sempre com o devido respeito às características da espécie.
Mas, como fazer isso sem que os móveis sejam destruídos? Algumas dicas são:
- invista em enriquecimento ambiental em sua casa, com toquinhas, prateleiras e brinquedos que deixem os gatos distraídos;
- apare as unhas sempre que possível, respeitando a linha vermelha, que representa os vasos sanguíneos (caso ela não seja visível, apare apenas a pontinha, antes da curva);
- invista em arranhadores chamativos, que substituam os móveis.
Como fazer o gato se acostumar com o arranhador?
Muitos tutores se queixam que compram arranhadores e os gatinhos não dão a menor bola. Para evitar esse problema, invista em atitudes como:
- coloque os arranhadores próximos ao local que eles normalmente arranham e vá, pouco a pouco, afastando;
- brinque com ele próximo ao arranhador, levando o brinquedo para perto e fazendo com que ele passe as unhas por ali e veja do que se trata;
- pendure cordinhas (pode ser um cadarço velho de tênis, por exemplo) nas imediações, para que ele brinque e veja como o arranhador funciona;
- utilize produtos para deixar os arranhadores mais atraentes, como catnip (erva do gato).
É possível fazer um arranhador em casa?
Caso você não queira comprar um arranhador, não tem problema! É possível confeccionar um.
Alguns dos materiais mais utilizados são o sisal (uma espécie de corda que pode ser colada em qualquer superfície, fazendo com que você tenha um arranhador novinho) e o papelão, cujos arranhadores são feitos com a colocação de várias folhas umas sobre as outras.
Online, é possível encontrar muitas dicas de como confeccioná-los, com a discriminação dos materiais necessários. Já adiantamos que não é nada muito rebuscado e que confeccionar esse item pode ser muito divertido!
Gostou de conhecer essas dicas para lidar com um gato arranhando o sofá? Agora, é hora de colocar as recomendações em prática e não só poupar os seus móveis, mas também proporcionar um ambiente muito mais confortável para o seu grande amigo felino!
Aproveite e compartilhe a postagem em suas redes sociais para que outros tutores também saibam a importância dos arranhadores para a qualidade de vida dos bichanos. Assim, você ajuda bastante!