Os processos logísticos de uma distribuidora são essencialmente os mesmos de qualquer outro modelo de negócio — abrangem as fases de recebimento, armazenamento e movimentação das cargas, picking, packing e despacho.
Entretanto, com as medidas de restrição adotadas para conter a pandemia causada pela COVID-19 e as dificuldades impostas em função de suas consequências econômicas, será preciso que as distribuidoras e empresas repensem todos esses processos logísticos.
Neste artigo, descrevemos com mais profundidade alguns aspectos relacionados à gestão dos processos logísticos em uma distribuidora e quais ações devem ser tomadas para manter a eficácia e a lucratividade, mesmo com todas as medidas de segurança implementadas para conter a disseminação da COVID-19. Vamos lá?
Quais os processos logísticos essenciais para uma distribuidora?
Os processos da Supply Chain Management — Gestão da Cadeia de Suprimentos — devem objetivar requisitos mínimos de qualidade, custo e agilidade, pois, assim é possível viabilizar eficiência e gerar lucratividade para a distribuidora.
Um fluxo de processo logístico funcional também depende da localização geográfica da distribuidora, que deve ser adequada para favorecer a movimentação, armazenamento e distribuição de todos os ativos da organização.
Existem diferentes métodos de gestão logística. A adoção do melhor modelo deve estar alinhada ao core do negócio. Por exemplo, um e-commerce que realiza apenas a intermediação entre o produtor e o cliente final, pode optar pelo armazenamento em estoque ou a transferência direta do produto — método chamado drop-shipping.
Já empresas que produzem e vendem seus ativos precisam considerar fatores exigíveis para a sua maior eficiência, caracterizada pela qualidade dos resultados, baixo custo e, principalmente, agilidade na fase de despacho, e isso pode ser feito a partir da adoção de um centro de distribuição.
Entretanto, qualquer método de produção adotado pela empresa e o processo logístico associado a ele determinarão a quantidade de profissionais que devem ser contratados, a aquisição de materiais, o armazenamento e o transporte.
Os modelos de capacidade referentes aos processos logísticos podem ser construídos para atender às necessidades específicas mas, normalmente, devem considerar:
- informações dos produtos (perecibilidade, obsolescência e outras demandas específicas);
- nível de demanda (por região, por período etc.);
Além disso, é preciso avaliar elementos que interferem na eficiência, como a capacidade de recebimento, necessidades específicas de armazenamento, métodos para a separação e organização de pedidos, velocidade de despacho, espaço, adoção de equipamentos que automatizam as rotinas, nível de qualificação dos profissionais, entre outros.
Como a pandemia mudou a Gestão da Cadeia de Suprimentos?
A pandemia gerou muitas restrições aos processos logísticos. Com atrasos na produção e despacho, as empresas precisaram lidar também com redução de demanda, altas nas taxas de frete e adoção de protocolos de segurança em todas as suas instalações.
O distanciamento social, inclusive em rotinas operacionais, significou a necessidade de mais espaço para trabalhar com a mesma quantidade de funcionários ou a redução da capacidade total, e isso também gerou atrasos nas entregas.
A desinfecção das áreas de trabalho e a importância de fornecer equipamentos de proteção individual e coletivo também impactou o custo das operações. Para manter a efetividades dos processos logísticos nesse contexto, muitas empresas optaram por adotar:
- implementação de um software de gestão, assim como outras ferramentas que permitem digitalizar os processos;
- adoção de medidas de estreitamento da relação entre empresa e cliente, com acesso pleno aos dados dos processos em tempo real;
- uso de sistemas de gerenciamento das rotas para entregas;
- treinamento contínuo para qualificação dos profissionais que atuam na cadeia de suprimentos.
Uma empresa é bem-sucedida na coordenação de seus processos logísticos quando garante rastreabilidade em todas as fases, melhora seus indicadores de performance — Time Delivery (OTD), On Time Shipping, OCT (Order Cycle Time), OTIF (On Time in Full), Estoque médio, entre outros —, identifica e corrige rapidamente quaisquer gargalos.
Para garantir eficiência desde o início da sua cadeia de suprimentos é preciso contar com um fornecedor confiável, como a Matsuda. Prezamos pelo melhor atendimento, com respeito, inovação e qualidade nas entregas dos alimentos para o seu PET.