Em meio às notícias sobre as dificuldades do varejo e os lojistas que não conseguiram resistir à crise gerada pela pandemia do coronavírus, é comum lermos manchetes destacando a força do mercado pet. Isso se deve às mudanças de comportamento dos consumidores, que não medem esforços para garantir o bem-estar dos seus pets.
Por outro lado, as amplas oportunidades que o setor oferece aos empreendedores faz com que a concorrência seja acirrada, obrigando os donos de pet shops a inovarem para se destacar e fidelizar clientes.
Por isso, elaboramos este artigo com 5 dicas para você aumentar as vendas do seu pet shop e atravessar os momentos de crise com maior facilidade. Confira!
1. Conheça o seu público
É primordial que você conheça o seu público. Além das informações básicas sobre faixa etária, renda e localização, você deve saber quais são as preferências da sua clientela. Mapeie as suas personas de acordo com os seus desejos, as suas metas, o seu estilo de vida, os seus problemas e as suas maiores dificuldades.
Assim, você conseguirá elaborar estratégias mais eficientes para alcançar esse público e mantê-lo fiel ao seu pet shop. Por exemplo, é mais provável que um serviço de creche pet seja mais vantajoso em meio a um bairro cuja maioria das pessoas seja jovem, mora em apartamento e tenha renda para custear o serviço.
2. Ofereça serviços de valor
Depois de saber quem é o público que compra com você e o que tem potencial para se tornar cliente, ofereça os serviços que eles buscam e, também, as soluções para problemas que talvez eles nem soubessem que tinham. Por exemplo, o conceito Pet Care tem crescido entre os tutores, que buscam melhorar a qualidade de vida dos seus pets.
Por outro lado, muitos tutores desejam proporcionar bem-estar aos pets, mas não sabem de que forma fazer isso. E você pode mostrar isso a eles, apresentando as tendências do setor na sua loja. Na mesma linha de raciocínio, se um cliente tem dificuldades de levar seu pet para tomar banho, um serviço de banho e tosa móvel será extremamente valioso para ele.
Aliás, uma forte tendência do setor é unir pet shop e clínica veterinária. Encontrar informações, serviços e produtos de qualidade em um só lugar é algo que atrai muitos clientes.
3. Envolva a comunidade no seu negócio
Mesmo que grandes marcas despontem no mercado pet, muitas pessoas preferem comprar em pet shops de bairros. Atraídos pela localização, pelos preços acessíveis e pelo clima familiar, os consumidores podem se tornar clientes fiéis, caso você ofereça vantagens e, claro, os engaje no seu negócio.
Uma boa dica, por exemplo, é realizar eventos de adoção de animais de estimação de tempos em tempos. Além de movimentar a loja e atrair novos compradores, esse tipo de ação melhora a reputação do seu pet shop na comunidade, uma vez que você se mostra responsável socialmente e solidário com as causas animais — um dos cernes dos tutores modernos.
4. Possibilite as vendas pela internet
Ainda que as pessoas procurem pet shops próximos de onde moram, disponibilizar vendas na internet é uma das formas de garantir o faturamento, principalmente em tempos de distanciamento social. A internet aumenta as possibilidades de escolha e as facilidades de pagamento, transpondo barreiras como a da localização, por exemplo.
Você pode impulsionar as vendas oferecendo frete grátis acima de um valor estipulado, ou disponibilizar descontos e brindes para quem efetuar compras na internet. Não perca essa oportunidade.
5. Aumente a variedade de alimentos pet
Uma das razões que levam clientes às grandes marcas do mercado é a variedade de produtos que as lojas têm. Você, como dono de pet shop, já sabe que as rações são as campeãs de vendas nas lojas. O que essas duas informações dizem? Que uma das estratégias mais acertadas que você pode ter é aumentar a variedade de produtos voltados à alimentação pet.
Os animais de estimação têm um status de membro de família, e o cuidado com a dieta dos pets é um dos mais evidentes entre os tutores que querem promover a saúde de seus peludos. Por isso, invista em produtos de qualidade e busque diversificar os itens, fugindo do lugar-comum.
Tenha rações secas Standard, mas disponibilize as categorias Premium e SuperPremium para atender a demanda desse público. Não deixe de lado, também, os alimentos úmidos, completos e balanceados, que são procurados cada dia mais pelos tutores.
Seja parceiro de marcas e fornecedores que fabriquem alimentos de excelência, desenvolvidos por especialistas com matérias-primas de qualidade e adequados para cada fase de vida ou condição de saúde dos animais. É isso o que você encontra nos produtos Matsuda Pet.
Ou seja, para aumentar as vendas do pet shop é preciso estar atento às tendências do mercado, que nada mais são do que os desejos dos tutores. E eles querem qualidade e variedade — isto é, querem ter a possibilidade de escolher o que lhes convém. Como as rações são o carro-chefe de todo pet shop, nada mais lógico que investir nesse segmento.
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