Manter o fluxo de caixa saudável é um desafio para empresas sediadas em qualquer segmento do mercado, especialmente em um país de grandes complexidades como o Brasil e em setores que contam com maior concorrência entre seus participantes. Pensando nisso, separamos 3 ações para reduzir a inadimplência em sua distribuidora pet.
O fato é que, por meio de algumas atitudes relativamente simples e medidas estratégicas, é perfeitamente possível minimizar os números relativos à falta de pagamento e garantir uma melhor saúde financeira para o negócio, em curto, médio e longo prazos. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!
1. Conheça melhor o seu cliente
Por mais óbvio que pareça, a primeira das ações para reduzir a inadimplência em sua distribuidora pet consiste em conhecer melhor o seu cliente. Afinal, é uma medida que pode direcionar escolhas e trazer mais embasamento para as decisões, tornando o seu negócio mais efetivo em todos os níveis e o seu fluxo de caixa mais constante.
Para tanto, é fundamental colher dados relevantes, tais como os produtos mais comprados, o ticket médio, o limite de crédito, histórico de pagamento e até mesmo políticas comerciais. Tudo isso pode levar a negociações mais assertivas, possibilitando a construção de um relacionamento mais saudável e deixando o processo de cobrança muito mais tranquilo.
2. Facilite e formalize os pagamentos
Outra ótima estratégia para reduzir a inadimplência consiste em facilitar o pagamento. Sobretudo no mercado de atacado e distribuição, em que os valores envolvidos costumam ser mais elevados, oferecer opções distintas para o recebimento é essencial. Uma ação efetiva, por exemplo, é ter impressoras portáteis que permitam a impressão do boleto na hora.
Outro aspecto que ajuda a reduzir problemas é oferecer bons descontos para quem pagar à vista, especialmente em dinheiro, débito ou crédito, que cairão na conta da empresa na hora. Além disso, outros recursos são as soluções de fidelização, com pontuação, cashback, entre outros. Vale lembrar que é fundamental não deixar de realizar a emissão da nota fiscal eletrônica e de oficializar acordos por meio de contratos e/ou geração de notas promissórias.
3. Utilize a tecnologia a seu favor
Por fim, utilizar a tecnologia a seu favor é outra das melhores ações para reduzir a inadimplência em sua distribuidora pet. Tenha em mente que o tempo de fazer anotações em papel ou de usar planilhas já passou e empresas que estejam presas ao passado terão grandes dificuldades para ter sucesso em um mercado tão concorrido quanto o dos dias de hoje.
Nesse sentido, contar com programas e softwares de gestão financeira pode ser uma medida bastante assertiva, contribuindo para um melhor controle do fluxo de caixa e até mesmo agregando recursos para a manutenção cadastral de clientes. No sistema, é possível registrar perfil de compras, limites, histórico e muito mais.
Agora você já sabe quais são as principais ações para reduzir a inadimplência em sua distribuidora pet. Ao segui-las, você garante um fluxo de caixa mais saudável e minimiza as chances de problemas, assegurando a plena operação do seu negócio!Gostou de conhecer as ações para reduzir a inadimplência em sua distribuidora pet? Quer contar com uma parceria proveitosa, que ajudará no sucesso do seu negócio? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!